sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

FELIZ ANIVERSÁRIO, MÃ!!!

Hoje minha mãe estaria fazendo aniversário. Achei que seria a data ideal, portanto, pra publicar aqui a primeira das histórias que eu quero contar pra mostrar o quanto ela era incrível. Então, lá vai:

Outro dia eu tava comentando que eu nunca chamei meus pais de "mamãe e papai". Sempre foi "mãe e pai", "mã e pá" ou "manhê e paiê", mas "mamãe e papai", nunca. Mas depois eu percebi que tava enganado, pelo menos com relação à véia.

Tudo começou porque eu sou um desastre pra acordar. É fato, acordar não é o meu forte, o que eu posso fazer? O despertador toca, eu desligo e durmo de novo. As pessoas me chamam, eu acordo e durmo de novo.

Por isso minha mãe desenvolveu uma técnica especial pra me acordar. É claro que ela não fazia isso todo dia, mas quando fazia era muito engraçado.

O segredo era fazer eu falar. Mas pra conseguir isso, ela meio que representava um papel, eu não sei se eu vou conseguir explicar direito. Ela conversava comigo com uma entonação e uma linguagem que parecia que ela tava, sei lá, abrindo as transmissões do Criança Esperança, sabe? Ou que ela tinha virado um personagem do "E o Vento Levou" (que, aliás, ela adorava). Só pra dar uma ideia, até vocativo ela usava!

Era mais ou menos assim: ela entrava no quarto, abria a janela, sentava na beira da minha cama e dizia:

- Diga "bom dia, mamãe"!

E eu:

- Bomdãfff...

- Não, não, diga "Bom dia, mamãe"!

- Bomdiamãfff...

- Não, não, vamos, diga "Bom dia, mamãe"!

- Bomdiamamãefff...

- Iiiiisso, agora diga "oh, meu Deus, que dia mais lindo vejo lá fora"!

- OhmeuDãfff...

- Nãããão, diga "oh, meu Deus, que dia mais lindo vejo lá fora"!

- OhmeuDeusquediamaislindovejoláforafff"!

- Iiiiisso, agora diga...

Aí não tinha jeito, eu caía na gargalhada, e ela sabia que eu tava, oficialmente, acordado. Eu nunca soube qual seria a terceira frase, ela nunca precisou usar.

Pra falar a verdade, eu não vejo a hora de acordar a Letícia desse jeito. Mas se ela não levantar depois da segunda frase, eu não sei o que é que eu vou pedir pra ela falar! :o)

4 comentários:

  1. vc e sua mã são uns esmagadores de corações! isso sim!

    que historia mais fofa! que Letícia mais sortuda!

    ResponderExcluir
  2. Cara, esa de não saber o que fazer me lembra outra cena... "ó o que eu faço!!!". Kkkk..
    Duda, sua mãe deixou saudades!!!, mas vc vai descobrir sempre o que falar pra Letícia!!!

    Abco e se cuida!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Duda, estou emocionada! Que lindo! Com certeza ela se orgulhará muito por ter te transmitido essa sabedoria carinhosa! Quando eu tinha mais ou menos uns 4 anos, me lembro que minha mãe me acordava ligando a luz, cantando aquela música ``acorda Maria bonita, levanta vai fazer o café, que o dia já vem raiando e a polícia já está de pé...`` o porquê desta música eu não sei mas me lembro que era assim e quando não funcionava, ela me descobria e começava a me trocar. Bons tempos. Hoje ela fala: ``Não acredito que vc ainda está dormindo Flaviá! (com entonação no último a). Vou te deixar aí hein!``
    Ainda não sei como vou acordar meus filhos, mas já tenho grandes dicas! Rsrs! É tão engraçado olhar um pouquinho pra trás e lembrar que éramos crianças e ao mesmo tempo olhar um pouquinho pra frente e prever que cuidaremos das nossas crianças e o melhor, seremos chamados de mamãe e no seu caso, papai! Mã, Pá, Manhê, Paiê, etc, etc, etc. Ou será igual a mim que não conseguia falar pai e chamava meu pai de piciti! Hã?? Isso mesmo... sempre fui doida! Será que a Lê vai criar uns dialetos diferentes assim também? Imagina a sua cara e a cara da Thê quando ela falar o primeiro papai, mamãe... Será emocionante né! E vocês poderão transmitir a ela tudo de maravilhoso que as vovós e os vovôs passaram para vocês! Beijão pra vocês três! Flavinha.

    ResponderExcluir
  4. Duda, que história sensacional. Tive a felicidade de conhecer também (mas não tão bem) sua mãe e posso dizer que você tem todos os motivos para se orgulhar e sentir saudade. Uma vez me disseram que mães carinhosas geram homens sensíveis e generosos. É o seu caso.
    E você terá a criatividade para inventar uma terceira frase para a Letícia, mas se não conseguir, deixo uma sugestão: "Cumé, Letícia! Letícia, cumé?". Vai funcionar, acredite...

    ResponderExcluir