domingo, 22 de março de 2009

COISAS QUE EU ODEIO - 00002

Sabe outra coisa que eu odeio? Tupi-guarani. Putz, como isso me irrita!

E o que eu acho muito louco é que tem uma galera enorme que se dedica de verdade a preservar a língua. Os caras se reúnem, dão entrevistas, ficam mó preocupados, minha nossa, a cultura vai desaparecer, e agora, ai meu Deus... Ah, ô, deixa sumir essa merda! Você vai sentir falta? Eu num vou. Nem índio usa mais esse treco. E depois, de que cultura esses caras tão falando? Tá cheio de índio hoje em dia dando entrevista usando boné da Pepsi!

Aliás, se a gente parar pra pensar, tupi nem é uma língua de verdade. No máximo é um apanhado de umas 8 ou 9 sílabas que os caras misturam numa análise combinatória sorteada e saem falando. É que nem aquelas máquinas caça-níqueis, só que em vez de aparecer “limão-laranja-cereja-morango” aparece “mo-gi-gua-çu”. E aí, “eba, já temos uma palavra”!

Pra completar, tem ainda aquela necessidade incontrolável que parece que eles têm, de ficar descrevendo as coisas. Sim, porque os caras não podem simplesmente nomear o bagulho, eles precisam dar uma descrição detalhada do que tá acontecendo. A palavra é praticamente uma foto, tipo “lugar alto e barrento acima das pedras brancas”, ou “lugar em que a neblina cobre as árvores mas deixa entrever alguns tatus e, por que não dizer, dois ou três hâmsters”. Fala aí, cê faz questão de que alguém preserve isso? Por mim, pode deixar morrer que não vai fazer falta nenhuma.

Sem falar que quando essa língua sumir talvez eu pare de confundir as ruas de Moema.

Um comentário:

  1. excelente! tb voto em pôr fogo na língua (e no resto) dos pataxós... quer saber? moema é mesmo uma putaria. tem pássaro com nome de índio (ex.: macuco) e índio com nome de ave indígena (ex.: nhambiquaras, que quer dizer "pássaro classe média de nome indígena que nasce na bandeirantes, atravessa o território dos índios voadores e deságua na rapública do líbano").
    mas gostei mesmo do caçaníqueis, que no caso de moema funciona assim:
    ju-
    ru-
    cê... pis... pasep...

    ResponderExcluir