sexta-feira, 9 de março de 2012

MORANDO EM FORTALEZA


E depois de mudar radicalmente de vida, a gente mudou também de estado. Estamos morando em Fortaleza desde janeiro, e vamos ficar por aqui até o final de novembro. A saudade da família é gigante, mas a cidade é gostosa e a gente tá se adaptando muito bem. Quem mais tá curtindo é a Letícia, que não usa meia desde que a gente chegou. E no calçadão da praia, quando a brisa bate no rostinho dela, ela sorri pra todo mundo, feliz da vida.


A cidade tem problemas como toda metrópole, afinal são 4,5 milhões de habitantes. Mas comparando com a vida que a gente leva em São Paulo, chega a ser engraçado ouvir o povo daqui reclamando. Eles acham, por exemplo, que o trânsito está ficando insuportável. Só que num dia ruim, aqui, eu levo 12 minutos para chegar ao trabalho. Em São Paulo, nos dias ruins, eu levava duas horas e vinte.


Outra coisa que eles comentam arregalando os olhos é o aumento da violência. Outro dia, por sinal, um jovem morreu ao ser abordado na saída do banco. No dia seguinte, a notícia ganhou toda a metade de cima da primeira página do jornal. Um casal atrás de mim na padaria comentou o caso, escandalizado. Na hora do almoço, na fila do banco, três caras também comentaram, indignados. E apesar de isso ser mesmo uma tragédia, eu pensei: "que bom que eles ainda se indignam com um assassinato em saída de banco", porque, infelizmente, eu não via mais ninguém comentar sobre isso em São Paulo. Sei lá, acho que pra nós, paulistanos, isso infelizmente já virou rotina.


Além disso, o ritmo de tudo é bem diferente. Eu entro no trabalho às 10, almoço todo dia em casa e, nos dias mais tranquilos, já cheguei a ser dispensado às 4 e meia da tarde. E como eu tranquei a faculdade, posso passar as noites com a The e a Lelê, o que também me fazia muita falta.


Enfim, tá sendo uma experiência muito legal, cheia de coisas boas e com alguns perrengues. Mas agora que o blog voltou, isso é assunto pra outros posts...

6 comentários:

  1. Rá! Então era aí que vc tava?!
    Em Manaus era exatamente assim também. Problemas e tragédias superdimensionadas. A diferença era que lá não tinha brisa à beira do mar. :)
    Sucesso em Fortaleza!

    ResponderExcluir
  2. Quase achei que vocês estavam por aqui, nos visitando, mas aí percebi que vc comentou do calorzinho...
    Não temos a pizza paulistana (ou bauru, pastel, pão francês...), mas o ritmo tranquilo é bem melhor, não?

    Saudades,
    Rafael e Dani

    ResponderExcluir
  3. ACHO QUE VC FICA MAIS TEMPO EM FORTALEZA. SE A SAUDADE DE SAMPA APERTAR, TEM VOOS DIÁRIOS PARA CA.É V0VO EDU NA FITA!

    ResponderExcluir
  4. Rafa e Dani, a gente tá tendo uma vaga ideia do que vocês devem ter sentido (embora a mudança de vocês tenha sido beeeem mais radical).

    O ritmo é absurdamente diferente, tanto no lado bom quanto no lado ruim... rsrsrs... Mas a água de coco geladinha dá uma bela ajudada... :o))

    Tamos esperando vocês!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Aaah, não ficamos não, pai! No final de novembro a gente tá de volta!

    Tá sendo demais viver nesse ritmo tranquilo, mas ficar nesse esquema mais de um ano acho que é tempo demais. Rsrsrs...

    A gente se vê em 6 dias!

    Beijão!

    ResponderExcluir