terça-feira, 16 de junho de 2009

O CHAMADO

Existem alguns profissionais que eu não entendo. Bandeirinhas de futebol, por exemplo. Ou, sei lá, urologistas heterossexuais.

Quer dizer, eu entendo perfeitamente que eles existam, mas eu não consigo imaginar em que momento da vida um bandeirinha ou um urologista heterossexual ouvem aquele clic e anunciam:

- Caraaaaaca, descobri o que eu quero fazer da vida!

Mas o que me deixa curioso mesmo é exatamente o oposto disso. Uma profissão que eu entendo por que as pessoas escolhem, mas não entendo pra que ela serve: o chamador de táxi.

Não sei se você já viu um por aí. Saindo do Shopping Iguatemi, por exemplo, é só atravessar a Faria Lima que você já dá de cara com uns 2 ou 3. É fácil de reconhecer, porque eles usam colete (uma exigência do Sindicato dos Chamadores de Táxi, talvez). E a primeira missão deles é perguntar se você quer um táxi.

No começo eu achava que se a pessoa dizia que queria, o chamador de táxi sacava um radinho ou um celular e pimba, o táxi vinha lá do ponto oficial do SINDICHATA. Mas aí eu vi que não, o chamador de táxi fica ao lado do cliente na calçada, esperando passar um táxi avulso na Faria Lima pra ele chamar (certamente usando técnicas profissionais que somente um chamador de táxi pode conhecer).

Mas o que mais me intriga é quem é que paga esse cara. Durante todo o tempo em que eu trabalhei na frente do Iguatemi, nunca vi um passageiro dar gorjeta pro chamador. Será que o taxista volta lá depois e diz “putz, toma aqui uma porcentagem da corrida, porque se você não me chamasse, aquele passageiro que estava do seu lado nunca teria me visto”. Ou será que os caras fazem parte de uma ONG sem fins lucrativos? Porque, se for isso, eu acho que eles mereceriam ganhar pelo menos o suficiente pra suprir os custos do colete.

2 comentários:

  1. Putz! muito bom! eu me sinto mooointo chique! high-lifestyle igual a Dri do post lá debaixo, de não ter que abanar os bracinhos pros taxis. Tomara que os sindicatos se responsabilizem pelo pagto.

    ah..sindiCHATA hahaha!

    ResponderExcluir